terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diamond Select Toys convida para a Festa do Monstro Maluco!

Para quem chegou ou está chegando na casa dos 40 anos de idade, certamente vai se lembrar de "A Festa do Monstro Maluco" (Mad Monster Party), animação com bonecos em stop-motion de 1967, destaque da "Sessão da Tarde" da rede Globo nas décadas de 1970 e 1980.
Dirigido por Jules Bass, com roteiro de Harvey Kurtzman e design dos personagens criado por Jack Davis (dois mestres da revista MAD), é uma grande paródia aos filmes de horror da década de 1950 e 1960, mistura de comédia, terror e musical, voltado ao público infanto-juvenil com referências ao universo adulto.
Na história, o Barão Boris Von Frankenstein é o líder da Organização Mundial dos Monstros, representado em um caricato boneco com os traços de Boris Karloff (um dos maiores ícones do cinema de terror de todos os tempos) e dublado pelo próprio em seu último trabalho no cinema. 
Ele promove então uma reunião em sua ilha particular, para anunciar sua aposentadoria e seu sucessor, para quem ira passar todos seus segredos e bens, incluindo sua última invenção, a fórmula secreta de destruição total, mas ele decide entregar seu cargo e poder à Felix, seu sobrinho nerd, causando revolta entre os monstros. Os convidados da reunião são os mais populares "monstros" do cinema e literatura fantástica, incluindo o Conde Drácula, o Lobisomem, Dr. Jekyll e o Sr. Hyde, a Múmia, o Homem-Invisível, o Corcunda de Notre Dame, a Criatura da Lagoa Negra, o Monstro de Frankenstein e sua Noiva, além de empregados Zumbis, uma cômica banda de Esqueletos (no melhor estilo classic rock britânico sessentista) até a inusitada participação de King-Kong.
No simples sistema de stop-motion batizado de "animagic", longe do realismo tecnológico visto no cinema atual, porém bastante eficaz e lúdico, é quase certo que essa obra inspirou Tim Burton em "O Estranho Mundo de Jack" (A Nightmare Before Christmas), A Noiva Cadáver e outros de seus trabalhos.
Hoje um cult imperdível, antes raríssimo, o Dvd foi lançado no Brasil em 2006 preservando a dublagem original (fato raro), ainda disponível em lojas virtuais.
Agora, para alegria dos fãs e colecionadores mais nostálgicos (entre os quais me incluo), a Diamond Select Toys vai lançar em 2012 as action-figures derivadas desse clássico!
Muito fiéis as figuras originais do filme, inicialmente serão lançadas três:
-O Barão Boris Von Frankenstein:
-Conde Drácula:
-O Monstro de Frankenstein: