quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mattel: Batman de volta às lojas brasileiras!

Acaba de chegar nas lojas brasileiras, as figuras da coleção Batman Power Attack, a mais nova coleção do Homem-Morcego criada pela Mattel. Com aproximadamente 6" de altura, a nova linha traz figuras com um design mais estilizado, com visual cartunesco e características que lembram as diversas séries animadas do herói dos últimos anos, embora não sejam derivadas de nenhuma série animada, quadrinhos ou filme. São figuras com um visual inédito, até o novo design da insignia morcego símbolo do herói, com o amarelo contornando a silhueta do morcego, ao invés da elipse amarela, foi criação da Mattel (com uma natural influência contemporânea).
A linha é claramente voltada mais para o público infantil, no entanto algumas figuras devem agradar colecionadores e fãs do Homem-Morcego, principalmente as figuras regulares do Batman (Twin Blades Batman), Robin (Strike Shield Robin) e do supervilão Crocodilo (Swamp Raider Killer Croc):
Batman & Robin
Crocodilo
Embora de acordo com as características visuais nas ilustrações das cartelas da coleção, a versão regular do Batman seja com seu uniforme azul e cinza, uma variação da versão mais clássica do herói da Era de Prata das HQs, há também uma interessante variação da mesma figura com o traje nas cores preto e cinza (Battle Gauntlet Batman):
E claro, visando o público alvo principal da coleção, as crianças, há diversas figuras multicoloridas, como sempre foi comum em todas as linhas de action-figures do Cavaleiro das Trevas:
O apelo mais infantil e o design cartoon também estão presentes nas ilustrações das cartelas da linha Batman Power Attack:
Abaixo uma imagem comparativa com outras figuras de diversas coleções do Batman:
A) Super Friends-Mattel
B) Batman Legacy-Mattel 
C) Batman Power Attack-Mattel
D) Retro Action DC Super Heroes-Mattel 
E) Justice League Unlimited-Mattel  
F) Reactivated-DC Direct
G) Batman-The Brave and the Bold-Mattel 
H) Batman-The Brave and the Bold-Mattel   
I) DC Action League-Mattel 
Os colecionadores mais veteranos ao ver essa nova linha, certamente vão se lembrar dos anos 1990, quando a Kenner (subsidiária da Hasbro) e posteriormente à própria Hasbro, tinham os direitos de licenciamento e produção de action-figures do Batman e lançaram diversas linhas do Homem-Morcego similares, com design próprio sem vínculo com HQs, TV ou Cinema. É relativamente algo novo na Mattel, que com exceção da sua 1ª coleção do Batman lançada em 2003, sempre lançou mais linhas de figuras vinculadas as animações e filmes do Homem-Morcego.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, terceiro filme da franquia dirigida por Christopher Nolan, com Christian Bale novamente no papel do Homem-Morcego, estreia no Brasil no dia 27 de julho de 2012. A Mattel também já disponibiliza nas lojas as primeiras action-figures derivadas do novo filme. “As primeiras figuras básicas já nas lojas são na escala 3 3/4” (aprox. 11 cm de altura), com uma cartela mais simples e sem acessórios, também chegam a preços mais populares e acessíveis, além da figura regular com o traje negro como no filme há duas variações, em cinza e em azul, e a figura do vilão Bane:
Bane
Uma figura maior do Cavaleiro das Trevas, com 25 cm de altura e diversos acessórios também já está nas lojas:
Também está disponível a série Deluxe Quicktek, com variações do Batman e uma versão do Bane, na escala 3 3/4” essa série traz acessórios e mecanismos de ação:
Há diversos veículos na série QuickTek, mas o maior destaque já disponível é a Bat-Pod (versão da Batmoto do filme) Attack Armor Bat-Pod, que vem com a figura do Cavaleiro das Trevas junto:
Anteriormente a última linha do Homem-Morcego distribuída no Brasil pela Mattel foi Batman-The Brave and the Bold, derivada da excelente série animada do herói, infelizmente essa linha de action-figures foi distribuída de forma esporádica e irregular. Também infelizmente outra coleção lançada posteriormente pela Mattel nos EUA, chamada Batman Legacy, com figuras com 6” derivadas dos quadrinhos clássicos e filmes, essa sim voltada para o público colecionador, não chegou a ser distribuída nas lojas do Brasil. Fica nossa torcida para que essas novas linhas do Batman sejam um sucesso para Mattel, e que num breve futuro colecionadores tenham a Mattel no Brasil como nos bons tempos da coleção Justice League Unlimited (a querida Liguinha dos colecionadores), com lançamentos regulares e novidades frequentes da Mattel em action-figures DC e outras em todas as lojas!