quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Brinquers: Empresa lança Miniaturas da Revolução Farroupilha e Guerras Gaúchas!

Idealizada pelos irmãos e empresários Gustavo e Alexandre Nunes, uma coleção lúdica chegará em dezembro em solo gaúcho. Para muitos colecionadores, um sonho que se realiza.
Para aqueles que cresceram brincando com figuras do velho-oeste norte americano do clássico Forte-Apache, ou os soldados das Forças Armadas, produzidos entre os anos 1960 e 1980 pela extinta Casablanca e a Gulliver, e curtem ainda hoje colecionar figuras do eterno formato Toy Soldier, a Brinquers lançará no final do ano a linha de Miniaturas da Revolução Farroupilha e Guerras Gaúchas, com figuras inspiradas em um período importante de nossa história, com personagens importantes dessas guerras como os lanceiros negros, os corneteiros e os generais que fizeram parte de conflitos marcantes da história brasileira no Rio Grande do Sul.
A Brinquers é uma empresa que produz miniaturas sobre a história do Rio Grande do Sul. A primeira coleção comporta oito caixas, confrontando uma carga de cavalaria farroupilha e outra imperial, cada uma com oito soldados e oito cavalos. Cada lanceiro Riograndense representa uma guerra gaúcha e demonstra a evolução da indumentária.

Caixa 1 - General - Representa todos os Generais da cavalaria Riograndense.
Caixa 2 - Corneteiros - O único que está ereto, pois carrega a bandeira Riograndense com orgulho.
Caixa 3 - Lanceiro Negro – Representa o terrível corpo de lanceiros, imbatíveis em combate, que na Revolução Farroupilha lutou pelo fim da escravatura.
Caixa 4 - Laçador- Representa o grande símbolo Riograndense.
Caixa 5 - Lanceiro de 1835 - Soldado usando xiripá e bota garrão de potro, roupa usada no período da Revolução Farroupilha.
Caixa 6 - Lanceiro de 1865 – Representa a chegada da bombacha na indumentária Gaúcha, após a Guerra do Paraguai, mas ainda com a bota garrão de potro.
Caixa 7 - Lanceiro de 1893- Soldado usando bombacha e bota, consolidando a indumentária atual, como na Revolução Federalista
Caixa 8 - Lanceiro de 1923- Soldado usando roupas atuais, como na Revolução Libertadora (Chimangos x Maragatos)

Fabricado na China, o produto envolve um jogo de figuras caracterizadas como soldados farroupilhas e imperialistas e seus respectivos cavalos. Segundo o divulgador do projeto, Ademir Machado Moraes, os cavalos imperialistas são mais retos, tem performance mais definida, enquanto os farrapos são crioulos e mais rústicos. O jogo tem o propósito de reproduzir de forma lúdica o cenário das batalhas travadas entre chimangos e maragatos. Ainda segundo Moraes, das 10 mil peças encomendadas, quase metade já está comprometida com o cadastro de pré-venda. 
O preço de cada jogo será de R$ 59,00 e inclui dois soldados com dois cavalos, um farrapo e um imperialista. Os planos são fazer infantaria da revolução Farroupilha e depois artilharia.
As primeiras devem chegar em dezembro próximo, com venda inicial pela internet.
Em breve estarão à venda, e os interessados na coleção podem se cadastrar no site: www.brinquers.com.br

Fontes: Zero Hora e Facebook
Agradecimentos especiais ao amigo colecionador e pesquisador Marcelo Volcato.