quinta-feira, 9 de abril de 2020

Abrin 2020 - Show Toy Brasil

Séries em desenhos animados com animais antropomórficos como protagonistas foram grande sucesso nas décadas de 1980 e 1990, desde os mais famosos até hoje como as Tartarugas Ninja, até outros como Os Ratos Motoqueiros de Marte, os Tubarões Urbanos, Os Super Patos, os bovinos de Os Valentes Cowboys de Moo Mesa, entre outros.
Mas uma em especial, até hoje é lembrada com carinho por quem viveu e curtiu essa época, trata-se de Dinosaucers!
A série com 65 episódios foi criada em 1987 pela DIC Entertainment, empresa responsável por animações de sucesso como Inspetor Bugiganga, Ursinhos Carinhosos, M.A.S.K., Os Caça-Fantasmas, G.I. Joe: A Real American Hero, Capitão Planeta, Sailor Moon entre outras.
A série apresenta duas raças reptilianas evoluídas dos dinossauros, vindas do planeta Reptilon (é claro), com a turma dos bonzinhos chamados Dinosaucers, que se unem a um grupo de humanos adolescentes para proteger a Terra contra os malvados Tyrannos.

Todos os personagens tem em seu nome alguma referência ao nome científico dos dinossauros que eles representam. De um lado o grupo dos Dinosaucers formado pelo líder Allo (Allosaurus), com Dimetro (Dimetrodon), Bronto Thunder (Brontosaurus), Stego (Stegosaurus), Tricero (Triceratops), Bonehead (Pachycephalosaurus), Ichy (Ichthyosaurus) e Teryx (Archaeopteryx). Do outro os Tyrannos liderados por Genghis Rex -(T-Rex), Ankylo (Ankylosaurus), Brachio (Brachiosaurus), Styraco (Styracosaurus), Plesio (Plesiosaurus), Terrível Dactyl (Pteranodon) e Quackpot (Anatosaurus). Os Dinosaucers têm uma habilidade especial em "regredir" podendo, assim, se transformar nas formas originais de dinossauros, que são seus ancestrais. Nessa forma eles mantêm sua inteligência e capacidade de fala.

Uma linha de brinquedos derivada da animação foi originalmente planejada para ser lançado em 1987 pela norte-americana Galoob, porém a empresa perdeu o "Time" do lançamento e a animação chegou ao final. Com isso a Galoob vendeu os moldes prontos para a saudosa empresa no brasileira Glasslite S/A quando o desenho ainda estava em exibição e era sucesso aqui. Assim Glasslite foi a única empresa no mundo que produziu figuras de cinco dos oito Dinosaucers. Hoje, figuras raríssimas, alcançam sempre valores de vendas acima de mil reais em sites de leilões e afins, sendo objetos de desejo de colecionadores de todo mundo.

Uma grata surpresa na Abrin 2020, foi nos depararmos com uma linha chamada "Dinonautas", um lançamento da Show Toy Brasil, empresa que provavelmente fez sua estreia nessa edição da feira. A linha apresenta figuras que são praticamente "Clones" dos saudosos Dinosaucers, apresentando a mesma premissa da linha de 1987, e dando oportunidade aos fãs da série animada de poder ter em suas coleções figuras dos mesmos, sem ter que depender da sorte e desembolsar milhares de reais pra isso. Confira nas imagens abaixo: