sábado, 15 de abril de 2017

ABRIN 2017-Estrela traz de volta “O Herói de verdade”!

Entre os dias 21 a 24 de março, foi realizada a ABRIN 2017, a 34ª edição da maior feira de brinquedos da América latina, onde empresas fabricantes e importadoras expõem seus principais produtos com lançamentos previstos para o ano, e tradicionalmente como nos anos anteriores, fomos conferir de perto as novidades que virão.
Uma das maiores repercussões entre colecionadores na Abrin desse ano, veio inesperadamente da Brinquedos Estrela. A empresa que completa seus 80 anos, traz entre os relançamentos de seus clássicos brinquedos, um dos itens mais requisitados no site da empresa há anos... o icônico Falcon!
A princípio será relançado apenas o tradicional Falcon moreno com barba e olhos fixos.
O modelo mais simples, Falcon Explorador, deve chegar ao mercado pelo preço sugerido de R$ 169,00, e um modelo mais luxuoso, o Falcon com Turbocóptero por R$ 199,00.
Não está descartada a possibilidade, mas por enquanto não há planos para o relançamento dos veículos e conjuntos de acessórios das aventuras do personagem como no passado.
A peça exposta na caixa, na cabine de imprensa da Abrin era apenas um mockup (molde para teste) da mesma, a arte final do projeto ainda está em desenvolvimento:
A duas figuras expostas na Abrin eram do acervo pessoal de um colecionador:
Lançado em 1977 pela Estrela, o "Herói de Verdade" (slogan do brinquedo), foi a primeira "Action-Figure" (figura de ação articulada) lançada no Brasil, antes do mesmo, só havia bonecos estáticos, sem articulações móveis.
A figura chegou ao Brasil seguindo os moldes criados pela britânica Palitoy, e adotados nas linhas Action-Man na Europa e G. I. Joe Adventure Team nos Estados Unidos, ou seja, para os leigos entenderem, o Falcon foi o primeiro G. I. Joe, mas no Brasil ganhou identidade própria pela Estrela...Segundo Mário Arthur Adler, diretor-presidente da empresa de brinquedos de 1964 a 1996, ele teve a ideia quando assistia a uma partida de futebol em que o jogador Falcão se destacava. Adler decidiu batizar o boneco como Falcon, pois o nome dava ideia de poder, força e firmeza.

Um produto inédito, somado a uma bem-sucedida campanha de marketing e diversos produtos licenciados como camisetas, jogos de tabuleiro, discos de vinil com histórias e até gibis com quadrinhos exclusivos produzidos pela editora Três, tornaram o Falcon um sucesso único, que cativou e ainda cativa fãs e colecionadores até hoje.

A Estrela tentou seu relançamento em 1994, e depois em 2000, mas, com figuras sem barba e cabelos flocados, que também não tiveram o devido marketing, acabaram por não fazer o mesmo sucesso do passado. 

Dessa vez, se houver relativo sucesso, há planos para o relançamento da figura com "Olhos de Águia" (que se moviam por um mecanismo atrás de sua cabeça) e talvez também o relançamento das figuras do vilão Torak e do aliado Condor, ambos criações da própria Estrela.

Falcon está previsto para voltar às lojas entre os meses de junho e julho, as figuras estão em fase de desenvolvimento com base nos moldes originais, e devem ser produzidas na atual fábrica da Estrela no Paraguai.