segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Marvel 500: Formato antigo...Tempos modernos!

Em tempos de action-figures e estátuas realistas que parecem que vão falar, de marcas mais que consagradas como Hot Toys, Iron Studios, Sideshow Collectibles, Enterbay, Medicom Toys, Kotobukiya, etc...É difiícil para muitos imaginar que ainda há espaço para simples bonecos estáticos em miniaturas monocromáticas...Mas há, e creio sempre haverá.

Para muitos dos colecionadores adultos de hoje, há o apelo lúdico, nostálgico, por nos remeter aos brinquedos da infância, aos primeiros bonecos de Super-Heróis produzidos por empresas criadoras de sonhos das décadas passadas como Atma, Gulliver, Brastaifa, Glasslite e outras...Para crianças...Bom, não importa a época, crianças são e serão sempre crianças, e elas sabem usar bem algo que muitos adultos esquecem com os anos, sua imaginação, e assim sabem se divertir tanto com o brinquedo mais simples quantos os mais elaborados, e esses brinquedos simples de hoje, sem dúvida terão no futuro o mesmo apelo lúdico para muitos pequeninos de hoje, quanto linhas das antigas marcas brasileiras acima citadas tem para os velhos colecionadores de hoje.

A Hasbro lançou recentemente a coleção "Marvel 500", composta por figuras de Heróis e Vilões com cerca de 2 polegadas ou aproximadamente 5 cm de altura, com modelos tendo poucas partes pintadas e outros monocromáticos de cor única. Pequenos bonecos estáticos (sem articulações), feitos em plástico, em poses dinâmicas com um design mais estilizado. A linha é vendida em pequenos saquinhos surpresa, não dá pra saber qual personagem está no conteúdo, podendo sim eventualmente tirar alguma figura repetida.
A linha já está em sua quarta série, sendo cada série composta por 24 figuras, confira abaixo:
Série 01
Série 02
Série 03
Série 04
Não se trata do primeiro lançamento da Hasbro nesse formato de figuras, no passado recente a mesma lançou a coleção similar Marvel Universe Handful Of Heroes, que infelizmente não chegaram a ser distribuídas no mercado brasileiro:
Outras linhas similares que chegaram as lojas de brinquedos do Brasil incluem a série Marvel Studios, com miniatura estáticas também com 2" de altura (aprox. 6 cm) pintadas de personagens do universo Marvel cinematográfico:
Entre outras, a coleção Marvel Zizzlingers (no Brasil Marvel Shiiispuma) da Zizzle, também presentes em lojas brasileiras anos atrás:
E até mais recentemente editoras como a Vale das Letras e Melhoramentos trouxeram ao nosso mercado livros com conjuntos de miniaturas similares originais da Phidal Publishing no Reino Unido, veja clicando AQUI e AQUI!
O fato é que figuras estáticas em PVC, ou simplesmente os bonequinhos de Super-Heróis sempre terão seu lugar garantido como itens colecionáveis ou brinquedos, e novidades sempre virão.
Marvel 500 Série 2 da Hasbro já pode ser encontrada em lojas de brinquedos do Brasil, como a Coleciona (veja AQUI) com o nome "Mini Boneco Surpresa Marvel", o preço apenas ainda não é muito convidativo, cada saquinho aqui custa R$ 12,99, isso claro devido tratar-se de um produto importado e pelo valor alto da cotação do dólar em nossa moeda e demais tributos...e mesmo assim, está esgotado na maioria das lojas virtuais, e a Série 3 já é confirmada em nosso mercado, prova que ainda há mais interesse em figuras mais simples do que muitos imaginam mesmo.