quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Hasbro lança em 2013 figuras Star Wars 6"!

Há três décadas e meia a Hasbro produz action-figures derivas do universo Star Wars em todas suas vertentes na escala 3¾” (aprox. 10 cm), e tornou-se sem dúvida a melhor empresa especialista em figuras nessa escala de tamanho, produzindo atualmente peças com riqueza de detalhes, acessórios e articulações melhores que muitas linhas em escala de tamanho maior.
Agora em 2013 a Hasbro confirmou o lançamento de uma nova linha chamada "Star Wars-The Black Series", trazendo figuras na escala de 6" de altura, padrão usado em linhas como Marvel Legends também da Hasbro e DC Universe Classic da Mattel.
Inicialmente serão produzidas figuras de personagens da Trilogia Clássica, e apenas alguns personagens mais importantes nova trilogia que dá início a saga.
A primeira figura divulgada é a de Luke Skywalker com trajes de piloto da nave X-Wing: 

As primeiras séries completas devem ser divulgadas na próxima New York Toy Fair, que começa no próximo dia 18 de fevereiro.
Com preço extimado de US$ 19,99 cada, a primeira de quatro waves previstas será lançada em meados de agosto incluíndo um Sandtrooper, o Luke Skywalker (X-Wing Pilot), R2-D2 e Darth Maul.
A atual série em escala 3¾” Vintage Collection também vai continuar, mas também com o nome da nova série Black.
A idéia de figuras Star Wars em escala de tamanho maior não é tão inédita, entre 2002 e 2007 a Hasbro produziu a linha "Star Wars Unleashed Collection" com figuras na escala de 7", porém sem articulações, praticamente estátuas em plástico. Veja algumas abaixo:

De 2006 até 2010 seguiu a linha derivada "Star Wars Unleashed Battle Packs", mas ao contrário das figuras maiores, trouxe sets de miniaturas com 2" e poucas articulações:
Agora só o futuro dirá se as figuras Star Wars-The Black Series de 6" articuladas, terão o mesmo apelo comercial como a consagrada linha 3¾” junto aos colecionadores. Uma limitação para a escala de tamanho maior é certa, a produção de veículos e naves para figuras desse tamanho, amplamente produzidos para as figuras menores 3¾”.