sexta-feira, 20 de abril de 2012

Marvel Figurines da Eaglemoss chega ao Brasil!

Lançados originalmente na Inglaterra pela editora Eaglemoss, a coleção Marvel Figurine Collection traz figuras em miniatura feitas de metal, chamados de chumbo por tradição (mas não é chumbo, e sim outra liga metálica, pois o chumbo hoje é comprovadamente tóxico) de Super-Heróis do universo Marvel!
Com o sucesso da mesma, posteriormente a Eaglemoss lançou outra coleção similar com personagens do universo DC. A DC Comics Figurine Collection, também foi lançada na Espanha pela editora Altaya e pela Planeta DeAgostine em Portugal, uma divisão da Altaya com representação no Brasil.
Em 2011, a editora Panini ensaiou o lançamento da coleção Marvel Figurine Collection no Brasil, porém a linha por assinaturas foi disponibilizada por um período de testes em oito cidades (Blumenau, Ribeirão Preto, Ipatinga, Teresina, Jundiaí, Uberlândia, Maringá e Vitória). Apenas os cinco primeiros modelos foram entregues aos assinantes, Homem-Aranha, Wolverine, Dr. Octopus, Coisa e Magneto, além de uma figura bônus maior do Abominavél.
O projeto aparentemente estava cancelado, sem nada mais divulgado, mas eis para nossa surpresa, após nove meses, a coleção finalmente finalmente foi lançada oficialmente no Brasil pela Panini, aqui denominada Coleção de Miniaturas Marvel, que já disponibiliza um site oficial para assinatura anual com diversos brindes para assinantes (plataforma expositora, fichário para as revistas e as figuras bônus dos vilões Venom e Abominável), além de 10% de desconto. Há ainda opções de assinaturas por 6 meses com 5% de desconto e menos brindes ou mensais sem desconto.
O lançamento ocorre já nas bancas também, a princípio na capital paulista e outras cidades do Paraná, onde a primeira figura do Homem-Aranha tem preço promocional de R$ 17,90, as demais seguintes chegarão por R$ 37,95 cada. Segundo a Panini, o lançamento nas demais praças será por fases, depois de São Paulo, a coleção deve seguir para o Rio de Janeiro e outras capitais.
Pode paracer caro, mas em nosso ponto de vista as figuras valem a pena.
Não se trata de brinquedos, mas sim de pequenas estatuetas com escultura artesanal, pintadas à mão de forma primorosa, com número individual, base e acondicionada em uma caixa de papelão protetora.
Com lançamentos quinzenais (duas figuras por mês), cada peça vem acompanhada de uma revista com um um detalhado histórico incluindo trajetória do personagem, uniformes, perfis dos coadjuvantes, bastidores e um pôster central batizado de “Momentos Clássicos”. O do Homem-Aranha, por exemplo, reproduz a capa de The Amazing Spider-Man 122, com a morte de Gwen Stacy.
Os próximos números já anunciados são: Wolverine, Dr. Octopus, Coisa e Magneto. Na sequência, de acordo com o site da Panini, saem Blade, Surfista Prateado, Duende Verde, Capitão América, Doutor Destino, Fênix, Homem de Ferro, Demolidor, Tempestade e Thor.




Licenciada pela editora Eaglemoss, na Inglaterra a coleção original já passa de 200 figuras, além de figuras especiais, mega-especiais e duplas. As figuras são na escala proporcional aos personagens de acordo com suas caracteristicas nas HQs, de 8 a 9,5 cm de altura dependendo de cada personagem. As figuras especiais são maiores, em geral dos "pesos-pesados" da Marvel como Hulk, Rhino, Fanático, Thanos, Colossus, Odin, Homem-Coisa, etc. Os Mega-Especiais são os Gigantes da Marvel como Galactus, o Vigia, o dragão Fin Fang Foom, Robô Sentinela, etc. E as duplas são figuras de parceiros famosos como Manto & Adaga, Kazar & Zabu, etc. Todas as figuras especiais são disponibilizadas para venda à parte, no site da Eaglemoss, ainda não há informações se também serão lançados aqui pela Panini além das figuras regulares da coleção.
O site oficial da Panini para assinaturas da coleção é: http://www.marvelfigurines.com.br/subs.asp