quarta-feira, 11 de maio de 2011

MARVEL DAY 2: Atrações Reveladas!

No dia 21 de abril passado, anunciamos a segunda edição do projeto mais ousado de interação com fãs Marvel do Brasil, o Marvel Day 2!
Seguindo a mesma linha de mistérios a serem resolvidos como no ano passado, algumas das principais atrações do evento foram mascaradas com ícones da Marvel.
Agora finalmente suas identidades secretas são reveladas!!!
Comecemos com nosso trio heróico composto pelo Demolidor, Deadpool e Homem de Ferro:São os Editores Marvel/Panini do Brasil Fernando Lopes, Rogério Saladino e Paulo França que já garantiram suas presenças este ano! O que será que teremos de novidades para os próximos meses? O que eles poderão revelar? Isso tudo e muito mais será discutido no dia 28 de maio:Agora será a vez do Amigão da Vizinhança. Já sabe quem é nosso Homem-Aranha?Bem, o Peter Parker escolhido pelo pessoal do site Universo Marvel 616 é ninguém menos que esse que voz escreve, Eder Pegoraro, colunista da revista "Mundo dos Super-Heróis" (da Editora Europa) na sessão "Action-Figures", a primeira coluna fixa sobre figuras de ação, brinquedos colecionáveis e afins no Brasil em uma publicação regular de tiragem nacional e é editor do site "Sala de Justiça-Br".
O Eder será a primeira apresentação no ciclo de palestras, com o tema "As Figuras de Ação Marvel no Brasil" falando e discutindo com o público sobre a evolução através dos anos de brinquedos para crianças para itens colecionáveis para adultos, ressaltando as principais linhas fabricadas e importadas para o Brasil, as coleções mais marcantes, a ligação com os quadrinhos, filmes e séries animadas da Marvel, as figuras exclusivas do Brasil e as mais raras, além de mostrar a importância desse segmento hoje dentro do universo do entretenimento Marvel. É uma oportunidade única para todos aqueles que amam as Figuras de ação e aqueles que desconhecem esse universo mas sempre tiveram curiosidade de saber algo mais.
E por fim, nosso Capitão América está presente na revista "Novos Vingadores" deste mês: Trata-se do próprio desenhista do Capitão América, Luke Ross: Aproveitando todo o clima que está sendo montado para o filme em junho, Luke Ross estará no Marvel Day contando toda sua experiência como desenhista do Sentinela da Liberdade, inclusive seu trabalho na quadrinização online oficial do filme, além de conversar sobre seus outros últimos trabalhos realizados para a Marvel. Fora isso, depois da Palestra, ele estará atendendo aos fãs que quiserem levar suas revistas para serem autografadas. É uma oportunidade única que certamente você não deve perder.

E mais...
Concurso de desenhos!Desta vez, teremos apenas uma categoria a princípio, com premiação para pelo menos as duas primeiras colocações. Somente dependo do coro de garotos com menos de 12 anos é que permitiremos a abertura de uma faixa infantil a ser julgado a parte. Mais uma vez, a única exigência aqui é que o desenho seja dentro da linha Marvel, afinal, estamos no MDAY, podendo variar sobre qualquer estilo.
Para participar, você deve se inscrever com os organizadores do evento a partir das 10:00 da manhã do dia 28, tendo até às 16:00 para finalizar seu trabalho. Ou seja, quanto mais cedo se escrever e começar, mais tempo terá. O desenho deve ser feito no dia do Mday, com papel A3 fornecido pela organização. É aconselhavel você levar seu próprio material - borracha, lapis, caneta nanquim, dentre outros. Não há limites para as técnicas e artíficios que deve usar. Apenas um desenho é permitido por candidato inscrito.
Você poderá levar seu caderno e pasta de referências para usar na hora, mas fique atento para não copiar exatamente um desenho ou molde de algum artista, já que um dos itens a serem julgados é a originalidade dele. Outros atributos a serem julgados é composição, criatividade, impacto visual e coerência com o tema 'Marvel' proposto.
Os estilos não precisam ser necessariamente 'comics' se forem com os personagens da editora. Você pode ser ousado e arriscar seu próprio traço. No final, todos os desenhos serão observados e analisados por uma pré-banca, onde apenas os melhores serão destacados para o julgamento final a ser feito pelo próprio Luke Ross ao final de sua palestra. Isso, mesmo, para aqueles que sempre mandam suas artes para nós a fim de receber dicas quentes de profissionais, será a vez de ter isso ao vivo!
Venha mostrar seu trabalho para nós e saia ainda premiado!

Customizadores em Ação!Um evento chamado Marvel Day na coleciona Brinquedos não poderia faltar exposição de Figuras colecionáveis, não é? Pois bem, isso é uma das nossas "Pequenas Grandes Atrações". Durante todo o dia, teremos aberto ao publico o trabalho de dois customizadores - Henrique Garcia e Carlos (dos estúdios Plastic Hero).
Mas o que é um customizador?
Customizadores são artistas, expert em modelagem e que a partir de um molde de um action figure ou estátua é capaz de montar uma nova peça inteirinha e impossível de se notar quem era o personagem anterior. Vimos um pouco disso com a explicação do Fernando da Coleciona Brinquedos no Canal 616 do ano passado.

Henrique Garcia já trabalhou na fábrica de brinquedos Estrela, sendo na ocasião um dos responsáveis pela elaboração e produção das tintas usadas em diversos brinquedos, incluíndo até os Comandos em Ação ou "G.I. Joe" (que se consagraram nos quadrinhos através de título produzido pela Marvel na década de 1980). A especialidade de Henrique são as customizações em figuras na escala de 5 polegadas, escala de tamanho usada quase como medida padrão na década de 1990 nas figuras dos personagens Marvel fabricadas pela Toy Biz, extinta empresa fabricante de brinquedos, subsidiária da própria Marvel, que iniciou toda uma geração de colecionadores de figuras de ação de Super-Heróis em todo mundo. Henrique cria suas obras nessa escala de tamanho, escala hoje quase não mais usada, dando continuidade a sua coleção com figuras de personagens inéditos tanto nessa escala, quanto em alguns casos em qualquer outra.
Já o Carlos (dos estúdios Plastic Hero) promove exposições regulares de seu trabalho na loja Coleciona Brinquedos. Suas obras já são na escala de 6 polegadas, escala de tamanho maior, usada na consagrada coleção Marvel Legends, criada pela Toy Biz e continuada hoje pela Hasbro. Carlos tem o projeto de criar um pequeno museu de figuras de ação, organizado e separado por grupos e afinidades. Suas figuras são desde variações de visual de personagens consagrados, até figuras inéditas de personagens mais obscuros, conhecidos apenas por leitores de Hqs.
Henrique Garcia e Carlos também irão expor no evento figuras originais da Toy Biz, mostrando ao público dessa forma a evolução das figuras de ação, comparando as antigas da velha escola de 5 polegadas com as mais recentes em 6 polegadas.

Marvel Dioramas


E mais, exposição de Dioramas Marvel exclusivos, produzidos por W.Alex.Silva do Blog Transformers Dioramas:Vista seu uniforme e venha! Concurso de Cosplayer!Já imaginou você estar lá no M-Day deste ano e topar com o Wolverine? Tempestade? Demolidor? Ou Mulher-Aranha? E já imaginou você estar lá e ser um deles? Pois é, pessoal, nessa segunda edição do Marvel Day vamos organizar mais uma vez o concurso de Cosplayer, em parceira com o grupo Comics Cosplayer BR, e contamos com sua participação também! Confira as regras a seguir:
O concurso:
Como a própria tradução do termo sugere, esse não é só um concurso de fantasia, mas também de interpretação. Cosplayers de São Paulo e imediações estão mais que convocados para vestir seus uniformes e vir para esta missão. Contudo, lembre-se que no M-Day, a temática só permite o comparecimento dos heróis MARVEL para participar do concurso, sejam nas versões dos desenhos, filmes, quadrinhos, jogos e etc
Participação:
Poderá participar do Concurso de Cosplay qualquer pessoa devidamente trajada com a temática Marvel, não importa sexo, idade ou origem, sendo vetado apenas a participação de membros da organização do concurso e do evento. (É, Eddie, o Capitão Pomba dançou!) Participantes menores de quatorze anos só poderão se inscrever e se apresentar com a presença de um responsável.
Inscrições:
As inscrições serão feitas pelo próprio participante no balcão de inscrição, no dia do evento, 28 de Maio, das 10:00 da manhã até as 14:00, no local do evento. O participante deve apresentar RG ou outro documento de identidade original. Não serão aceitas ou feitas inscrições em nome de outros. A organização do concurso garante o sigilo dos dados pessoais do participante que constarem na Inscrição.
Apresentação:
O evento aceitara somente a categoria "desfile". O participante será avaliado pela fidelidade do cosplay e desenvoltura da personagem. O desfile ocorrerá às 16:00 e se encerrará as 16:30, conforme a programação do evento. O participante deve estar atento para a ordem de chamada para a apresentação, que será definida conforme sua inscrição. É proibido o uso de animais, materiais cortantes e pirotécnicos durante a apresentação.
Desclassificação:
Estará imediatamente desclassificado aquele participante que:
- Não se apresentar no momento que for chamado para o Desfile
- Desrespeitar as regras de apresentação portando armas de corte e de fogo ou mesmo réplicas que sejam usadas de forma indevida.
- Utilizar uma mesma fantasia emprestada de outra pessoa que já desfilou ou concorreu.
- não cumprir as regras ou prejudicar de alguma maneira o andamento do evento.
Julgamento e classificação:
Os participantes e suas fantasias serão julgados por uma comissão a ser informada no dia do evento pela organização do Marvel Day. Cada juiz avaliará os critérios “fidelidade” e “desenvoltura” do personagem durante o desfile e na interação com o público. Sua notas serão entregues em envelopes a organização do evento e, no final, uma média das notas definirá do vencedor do concurso.
Considerações finais:
- Com a inscrição no concurso, os participantes estão autorizando o uso de sua imagem para fins de divulgação por parte da loja Coleciona Brinquedos e dos sites Universo Marvel 616 e Sala de Justiça-Br.
- O ato de inscrição atesta que o inscrito está ciente e de acordo com as regras aqui dispostas.
- Casos não previstos nestes regulamentos serão decididos à parte pelos membros organizadores do concurso, cabendo a eles decisão final e incontestável sobre qualquer caso que fuja as regras acima dispostas.
- Todos os resultados e notas serão considerados oficiais depois de divulgados pelos coordenadores no site do evento e fóruns
Essas regras foram adaptadas ao concurso e sugeridas pelos Comics Cosplayers BR.

1º Marvel Day-Veja tudo que rolou no evento clicando AQUI!

Evento: Marvel Day 2ª Edição
Data: Dia 28 de Maio de 2011
Local: Coleciona Brinquedos
Rua Augusta, nº 2299 Cerqueira Cesar- São Paulo
Tel. para informações: (0XX11) 3081-4977 ou 3062-2226
Horário: À partir das 10:00hs
Realização:
Marvel 616
http://www.marvel616.com/

Loja Coleciona Brinquedos:
http://www.coleciona.com.br/

Apoio:
Sala de Justiça-Br:
http://www.saladejustica-br.com/

Transformers Dioramas:
http://transformers-dioramas.blogspot.com/