quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Fim da DC Direct!


Um título de imediato assustador para muitos colecionadores, mas na verdade trata-se de mais um reflexo do reboot promovido pela DC Comics em sua linha editorial. Sim a marca DC Direct deixa de existir, mas em seu lugar surge agora a DC Collectibles. Na verdade a DC Direct, empresa responsável por uma linha de action-figures, toys colecionáveis e estatuetas, sempre foi subsidiária da própria DC Comics. 
A empresa surgiu em 1998, mas somente em 1999 lançou suas primeiras figuras derivadas do universo DC. A DC Direct fez história desde sua origem produzindo action-figures voltadas especificamente ao público consumidor colecionador, com muitas figuras de personagens cultuados por fãs de HQs, mas negligenciados pelas demais empresas que detinham licenciamentos para produção de figuras do universo DC, a Kenner, por exemplo, que produzia figuras DC na década de 1990, lançava seguidas linhas derivadas do universo do Batman, mas deixou de lado por anos personagens importantes como a Mulher-Maravilha, falha suprida justamente pela DC Direct em 1999, desde então, muitos personagens DC fizeram sua primeira aparição como action-figure através da DC Direct. Com figuras medindo 6" de altura (na época em que predominavam as figuras escala 5"), a DC Direct seguiu a tendência do mercado na época iniciada pela McFarlane Toys, já com uma visão futura do mercado, em uma escala seguida em linhas por dezenas de fabricantes até os dias de hoje.
A DC Collectibles tem por objetivo aproximar os artistas, desenhistas e roteiristas, que fazem parte do atual elenco da editora, na criação e produção também das action-figures e estatuas.
Também seguindo o exemplo do Matty Collector da Mattel, a DC Collectibles vai criar uma loja virtual com produtos exclusivos. Já entre os primeiros exclusivos anunciados, estão um Boxset derivado da saga Flashpoint (Ponto de Ignição) publicada atualmente no Brasil, com figuras do Batman (Thomas Wayne), Mulher Maravilha, Flash e o exclusivo Imperador Aquaman, uma ficha dos Cassinos Wayne e um busto do Sinestro como Lanterna Verde!


Como disse Antoine Lavoisier: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. ” A DC Direct agora se transforma na DC Collectibles...Se essa transformação será benéfica para a maioria dos colecionadores e fãs da empresa, só o futuro dirá...Mas é certo que em um futuro não distante, muitos irão olhar para os antigos DC Direct com nostalgia e saudosismo (como muitos hoje olham para as figuras da extinta Toy Biz), pois independente simples mudança do nome, DC Direct foi um nome que fez história no mundo do colecionismo das action-figures.