quinta-feira, 12 de abril de 2012

Linha Justiça Jovem da Mattel é cancelada!

A série animada Justiça Jovem (Young Justice Animated) , focada nas aventuras do grupo formado pelos jovens parceiros dos grandes heróis da DC (Robin, Kid Flash, Superboy, Aqualad, Artemis e Miss Marte), com a participação dos seus mentores (Batman, Superman, Flash, Aquaman, Arqueiro Verde, Ajax-Caçador de Marte, entre outros), teve sua 1ª temporada exibida no Brasil pelo canal à cabo Cartoon Network, e mal começou a exibição da sua 2ª temporada nos EUA, já teve sua linha de action-figures produzidas pela Mattel cancelada. 
As figuras de ação derivadas da série não chegaram a ser distribuídas no Brasil em lojas de rede e departamentos, e com o cancelamento da linha, é muito improvável sua distribuição, apenas pouquíssimas figuras chegaram em algumas lojas especializadas e por iniciativa das mesmas e não por distribuição da representação da Mattel no Brasil, embora há certamente aqui um público consumidor interessado nas figuras da linha. A Mattel em seu site comercial Mattycollector justifica o cancelamento da linha devido uma falta de demanda.
Já a linha DC Universe Classics All-Star (continuidade de DC Universe Classics) com figuras de 6" terá apenas uma wave em 2012, e segundo a Mattel, "talvez" em 2013 a linha seja relançada disponível tanto através do Mattycollector como em distribuição aberta para lojas, tudo dependendo de ajustes da Mattel de acordo com uma demanda que a empresa possa suportar.
A Mattel se manteve bem até a primeira série de DC Universe Classic no Brasil, mas desde então, o preço elevado das figuras tanto dessa linha, assim como da linha DC Universe Infinite (também prematuramente cancelada) que deixaram as figuras encalhadas nas lojas, o cancelamento da distribuição de Justice League Unlimited (a tão cultuada "Liguinha" no Brasil), a péssima distribuição de linhas como DCU Classic e Batman-The Brave and the Bold, deixaram as figuras DC da Mattel quase inexistente nas lojas especializadas e de redes do setor no Brasil. 
É triste ver uma empresa que na primeira década dos anos 2000 manteve lançamentos regulares em linhas como Justice League Unlimited e DC Super Heroes, com preços acessíveis no mercado brasileiro, com boa distribuição e que cativou tantos colecionadores, chegar em uma posição tão inexpressiva no mercado de action-figures. É lamentável para os colecionadores de action-figures dos ícones do Universo DC.