terça-feira, 26 de abril de 2011

ABRIN 2011-Gulliver!

Na semana dos dias 13 a 16 de abril de 2011, foi realizada a 28ª edição da Abrin-Feira de Brinquedos, a maior do gênero da américa latina, no Expocenter Norte em São Paulo, onde fabricantes e importadores do setor mostraram um pouco de seus lançamentos previstos para o ano.
A Gulliver, que foi certamente a primeira empresa no Brasil que fabricou coleções de figuras e veículos de Super-Heróis Marvel, DC e outros, praticamente com exclusividade nas décadas de 1970 e 1980. Que imortalizou um dos brinquedos com figuras em miniatura mais populares da história em nosso país, o Forte-Apache. E foi líder aqui no mercado de action-figures na primeira década dos anos 2000, praticamente como a principal responsável por consolidar o mercado de colecionadores do gênero, através de linhas como Marvel Legends e O Senhor dos Anéis da Toy Biz entre outras. Agora dá sinais de voltar as suas raízes.
A empresa traz de volta ao mercado muitos de seus lançamentos mais simples e ao mesmo tempo mais cultuados nas décadas de 1970 e 1980. A linha "Gulliver Tubos" apresenta figuras monocromáticas de vários segmentos distintos históricos na empresa: O Tubo "Acampamento Apache" vem com figuras de Índios e um Totem do clássico Forte-Apache:O Tubo "Forças Armadas" traz Soldados Militares e o Tanque Blindado originais da linha Forças Armadas Gulliver da década de 1980:E o Tubo "Animais do Zoológico" traz diversas figuras de animais e uma árvore originais dos conjuntos "África Misteriosa" da Gulliver da década de 1970:Entre as novidades, a Gulliver traz para o Brasil a linha de figuras colecionáveis em miniatura da "Collecta", a marca amplamente distribuida na Europa, EUA e vários países do mundo, que produz certamente a maior coleção em diversidade de réplicas em miniaturas de dinossauros e animais pré-históricos na linha "Prehistoric Collection", com uma enorme variedade espécimes em diversas escalas de tamanho, há figuras desde os mais conhecidos até outros que só mesmo um paleontólogo experiente pode reconhecer à primeira vista. E a coleção ainda continua ampliando, a cada nova espécie descoberta a Collecta busca reproduzi-la na coleção:A Collecta também possui uma grande linha de miniaturas de animais selvagens com a linha "Wild Life Collection", com espécimes de toda fauna das selvas:Entre outras linhas da Collecta há a "Horse Collection" é composta por réplicas de todas as raças de cavalos e equinos, "Farm Life Collection"com animais domésticos da fazenda, "Dogs & Cats Collection" já explicitamente no nome com raças de cães e gatos, "Sea Life Collection" com mamíferos, peixes e aves da vida marinha, "Insects Collection" com aracnídeos e insetos pitorescos e por fim a "Woodland Collection" com animais selvagens das montanhas e campos:Infelizmente a volta da clássica linha de figuras "Super-Heróis Gulliver" se torna um sonho cada vez quase mais impossível devido a questões de licenciamentos da Marvel e DC. Na linha de action-figures, após o fim da Toy Biz e a Hasbro se estabelecendo com distribuição própria no Brasil, a Gulliver tentou apostando em linhas derivadas de filmes como "Terminator: Salvation" e "Star Trek" da Playmates, "As Crônicas de Nárnia" da Play Along e até criando e desenvolvendo toda uma nova linha de action-figures derivadas da série animada “Zorro-Geração Z” (“Zorro-Generation Z”) que mostrava as aventuras de um Zorro futurista descendente do original. Mas aparentemente nenhuma trouxe os resultados comerciais esperados.
Porém nos últimos anos, o mercado dos chamados "Toy Soldiers" (bonecos e miniaturas estáticas, sem articulações) está crescendo e se consolidando, cativando mais colecionadores através de marcas européias como Schleich e Papo, ambas hoje também distribuídas no Brasil, entre muitas outras. Fica aqui nossa torcida pelo sucesso da Gulliver e a ampliação do segmento, quem sabe com a criação e produção novamente de figuras novas e a reprodução de antigas da linha Forte-Apache (que merece uma edição comemorativa para colecionadores) e outras similares temáticas de diversos segmentos e licenciamentos.
Agradecimentos especiais:
À W.Alex.Silva, artista plástico e editor do blog Transformers Dioramas pelas fotos e informações adicionais.
Ao jornalista amigo Jota Silvestre (site "Papo de Quadrinhos" e revista "Mundo dos Super-Heróis").
Gulliver:
Agradecimentos especiais à Luis Rodrigo e Isabelle.