sábado, 31 de outubro de 2009

Arte com Playmobil ganha espaço em museu do Rio!

Na celebração dos 35 anos do Playmobil, diversos artistas estarão expondo obras tendo o boneco como inspiração, no que se convencionou chamar de Playmoarte. Serão quadros, fotos e instalações assinados por nomes da nova geração, que utilizam os mais variados métodos para inserir o universo lúdico no mundo das artes. A mostra faz parte da exposição Playmobil – 35 Anos, O Sucesso de um Sorriso, que vai de 7 a 22 de novembro no Museu Militar Conde de Linhares (Avenida Pedro II, 383, em frente à Quinta da Boa Vista, Zona Norte), no Rio.
Presença confirmada no evento, o artista plástico Reismarques está criando uma nova série de quadros especialmente para a exposição. O cabofriense de 33 anos, formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, revela que o trabalho tem repercussão no Brasil e no exterior. “As pinturas fazem muito sucesso com estrangeiros. Tenho clientes alemães, franceses e até indianos”, comenta. Para o evento, Reismarques produzirá obras a partir de uma técnica dominada pelos antigos egípcios, chamada encáustica. “Serão telas em alto relevo, feitas sem pincel”.
Abaixo a arte de Reismarques:
A fotógrafa Claudia Souza também apresentará obras de Playmoarte. “Costumo fotografar os bonecos apenas com luz natural”, explica. Seu trabalho se concentra na Cidade do Velho Oeste (uma das maquetes que estarão em exposição no museu, que contará ainda com espaço de recreação para crianças). Já a fotógrafa Maíra Coelho centrou recentemente seu foco sobre o Playmobil, com resultados bastante animadores. “Me apaixonei pela riqueza de detalhes dos bonequinhos”.
Realizada pelo grupo de colecionadores do Fórum PlaymobilBrasil, com organização do Clube de Ideias e promoção da Letra 2 Comunicação, a Exposição Playmobil – 35 Anos, O Sucesso de um Sorriso está sendo apoiada por parceiros estratégicos como o Grupo Bedran/ Molezão dos Aramados (cessão das estruturas e vidros para vitrines), Casa Cruz Papelaria (doação de material de papelaria e artesanato), MFToys (a 1ª loja temática brasileira exclusiva de Playmobil), Gráfica CMYK e Huguenacolor (matrizes e impresso do material gráfico), Visualcolor (produção dos painéis expositivos), 3A Multimídia (instalação de sistema eletrônico de controle de acesso de público), Elemídia e NSTV (publicidade digital em ambientes comerciais), Grupo Kallas (publicidade em aeroportos).

Quem quiser vir para a festa do Playmobil no Rio deve contactar a Triple M, a agência de viagens oficial do evento.
Contatos:
Para reportagens/entrevistas sobre a exposição, os artistas e os colecionadores, entre em contato com a Letra 2 Comunicação:
Jornalista responsável: Carlos Alberto Guimarães
Telefone: (21) 3579-6333
E-mail:
&
Serviço:
Exposição Playmobil – 35 Anos, O Sucesso de um Sorriso
Local:
Museu Militar Conde de Linhares (Avenida Pedro II, 383, em frente à Quinta da Boa Vista, Zona Norte), Rio de Janeiro.
Data:
de 7 a 22 de novembro de 2009.
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive feriados.
Preço:
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).
Gratuidade: de terça a sexta-feira, a entrada é franca para excursões de estudantes das redes pública e privada (acompanhados do orientador da escola).
Facilidades:
O museu dispõe de estacionamento próprio.