domingo, 22 de fevereiro de 2015

DC Comics Multiverse: Figuras Multimídia da DC...Só que não!

Quando a Mattel lançou sua linha de action-figures "DC Comics Multiverse" no início de 2014, a proposta inicial dessa coleção era trazer  figuras derivadas de todos segmentos dos personagens DC com quadrinhos, cinema e games...Mas até o momento, parece que a Mattel se perdeu um pouco, e ou, esqueceu essa premissa.
A 1ª wave trouxe figuras derivadas do game Batman: Arkhan City, com Batman, Armored Batman (com armadura), Azrael, Bane, Pistoleiro (Deadshot) e Senhor Frio (Mr. Freeze):

A Mattel manteve a premissa inicial da série na sua 2ª wave da coleção, composta por versões cinematográficas derivadas dos filmes Batman (1989), Batman: O Retorno (1992), ambos dirigidos por Tim Burton com Michael Keaton como o Homem-Morcego, e Superman II- A Aventura Continua (1980) com o icônico Homem de Aço imortalizado por Christopher Reeve. A wave trouxe Batman (Michael Keaton), Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), Pinguim (Danny DeVito), Superman (Christopher Reeve) e General Zod (Terence Stamp):
A 3ª wave da coleção retornou aos derivados dos games do Homem-Morcego, trazendo agora figuras inspiradas no design de Batman: Arkham Knight com Batman, Robin, Capuz Vermelho, Espantalho e Duas-Caras:
Uma 4ª wave lançada no início de 2015 ainda manteve o universo dos games Arkham, agora com Batman: Arkham Origins, com mais uma variação do Batman, Coringa, Arlequina, Silêncio (Hush) e Máscara Negra:
Recentemente na New York Toy Fair 2015, a Mattel revelou diversas figuras que deverão compor as próximas waves da coleção, e eis que...São mais derivados de Arkham Series. A novidade são variações de trajes e visuais do Homem-Morcego (esses sim multimídia), como uma versão do clássico uniforme da série de TV de 1966 com o eterno Batman Adam West, uma versão das HQs da saga "A Queda do Morcego" com o Batman vivido pelo vingador Arzael (quando o mesmo substituiu Bruce Wayne) e até uma versão do Batman do Futuro criado na série animada Batman Beyond por Bruce Timm:
Isso é bem legal, mas indiretamente, ainda são derivados da série de games Batman Arkham, pois tratam-se de "Alt Costume", um recurso nos jogos que possibilita mudar o visual do Homem-Morcego para todas essas versões e muitas outras:
Completam os futuros lançamentos uma versão do Batman/Bruce Wayne sem máscara (Unmasked Batman), os vilões Arkham Knight, Exterminador e Pinguim, e variações do Batman, Sr. Frio, Bane e um capanga no modo "Detective vision" do jogo:
Não, abaixo não é o "Fantomas" lutador de Telecatch (o WWE brasileiro), mas sim o vilão Bane no modo "Detective vision" do jogo:
A Mattel também lançou na linha, boxsets (caixas especiais) de luxo, os "Vs Sets", que apresentam Batman enfrentando inimigos "pesos pesados". São Batman vs. Cara de Barro, com a versão "Alt Costume" do visual das HQs criado pelo consagrado desenhista Neal Adams nos anos 1970, e Batman vs. Solomon Grundy com o gigantesco vilão zumbi: 
As figuras DC Comics Multiverse são na escala de tamanho variável de 4 polegadas à 3.75", 3¾" ou 1:18 (aprox. 10 cm de altura), compatíveis com linhas como Star Wars, G.I. Joe ou Marvel Universe/Infinite da Hasbro, já os vilões "grandalhões" desses "Vs Sets" são na escala de média 6 polegadas de altura.
Outro "Vs Sets" que deve sair traz Asa Noturna vs. Crocodilo, cada peça desses sets traz uma grade de cela, e juntas formarão uma jaula como base diorama:
Mantendo esse padrão de lançamentos nas futuras waves, seria mais honesto da Mattel renomear a coleção, talvez como "Batman Arkham Multiverse Series", uma vez que com exceção do Homem de Aço e Zod na 2ª Wave, o foco foi o Batman e outros heróis e vilões de seu universo, na Gotham derivada desses jogos; pois do Multiverso mesmo da DC Comics, incluindo outros filmes, derivados das HQs, desenhos clássicos e outros personagens, até agora nessa coleção são apenas sonhos frustrados de colecionadores de action-figures nessa escala de tamanho. 
É uma excelente coleção para fãs do Batman, mas para fãs do Universo DC Comics como um todo, poderia ser bem melhor.
No Brasil a linha não foi distribuída oficialmente pela Mattel do Brasil até o presente momento...Uma pena!