quinta-feira, 12 de maio de 2022

A Aurora do Colecionismo!

Estátuas, estatuetas, action-figures e figurines realistas representando personagens populares da cultura pop e cenas de filmes e séries de sucesso são comuns hoje, seja adornando o acervo nas prateleiras de colecionadores, ou decorando ambientes de casas, escritórios etc., essas obras de arte representando os personagens que tanto amamos nunca foram tão presentes como hoje.
Mas engana-se quem pensa que essa pegada mais realista em figuras colecionáveis surgiu somente nos anos 1990 através de empresas como Mcfarlane Toys, Moore Action Collectibles, Sota Toys, Medicom Toy, Sideshow Collectibles entre outras, todas essas podem ser sim responsáveis pela popularização do hobby, e dar o status de “colecionáveis” para adultos nas peças, mas uma vertente visual mais realista está presente desde os anos 1960 em uma saudosa empresa americana chamada Aurora.
Com a diferença que ao invés de encontrarmos as figuras "prontas" como hoje, as peças da Aurora vinham na forma de Kits plásticos montáveis, que dependiam da paciência e talento de seus compradores na montagem e pintura, mas que quando bem realizadas, apresentavam resultados surpreendentes, transformando-se em obras de arte decorativas que nada deixam a desejar para muitas peças contemporâneas.
 
Fundada em 1950 pelo engenheiro Joseph E. Giammarino, a Aurora Plastics Corporation foi uma empresa americana conhecida principalmente por sua produção de Kits de plastimodelismo de modelos em escala de veículos e figuras de personagens da TV, HQs e filmes da década de 1960. A Aurora encerrou suas atividades em 1980 e desde então, a família Giammarino tentou reintroduzir a marca, mas suas tentativas nunca tiveram sucesso.
A Aurora provavelmente teve seu maior sucesso com seus kits de figuras, adquirindo uma licença da Universal Studios para criar uma linha de kits baseados nos Monstros da Universal clássicos dos cinemas, e o sucesso da linha possibilitou somar outros clássicos como o King-Kong original da RKO Pictures e os kaijus Godzilla, Ghidorah e Rodan da Toho Studios.
O Lobisomem (The Wolf Man - 1941) - Universal Monsters
A Múmia (The Mummy - 1932) - Universal Monsters
O Monstro da Lagoa Negra (Creature from the Black Lagoon - 1954) - Universal Monsters

O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera - 1925) - Universal Monsters
King-Kong -1933 da RKO Pictures
Godzilla - 1955 da Toho Studios
(antes e depois de montado e pintado)
Modelos licenciados baseados em personagens de filmes, programas de TV e histórias em quadrinhos também foram introduzidos, derivados de séries de TV consagradas como Perdidos no Espaço (Lost in Space), Terra de Gigantes (Land of the Giants), Jornada nas Estrelas (Star Trek), Bonanza, Zorro, O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger), Viagem ao Fundo do Mar (Voyage to the Bottom of the Sea) entre outras.
Perdidos no Espaço (Lost in Space - 1965)
Terra de Gigantes (Land of the Giants- 1968)
Bonanza - 1959
(Little Joe, Ben Cartwright e Hoss)
Zorro (Disney - 1957)
O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger - 1949)
James Bond (007 Contra Goldfinger – 1964)
Super-Heróis dos quadrinhos tanto da DC Comics, como da Marvel Comics Group também ganharam seus Kits da Aurora.
Superman (DC Comics)
(antes e depois de pintado)
Batman (DC Comics)
Robin (DC Comics)
Superboy e Krypto (DC Comics)
Homem-Aranha vs. Kraven, o Caçador (Marvel Comics Group)
O Incrível Hulk (Marvel Comics Group)
No embalo do sucesso da Aurora, outras empresas fabricantes de modelos plásticos lançaram suas figuras como a clássica Revell.
O Fantasma (Phantom and a Voodoo Witch Doctor - 1965 - Revell)

No embalo do sucesso da Aurora, outras empresas fabricantes de modelos plásticos lançaram suas figuras como a clássica Revell.

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a empresa de brinquedos e hobbies Playing Mantis criou uma divisão chamada Polar Lights (como referência a Aurora), que reeditou alguns dos kits mais populares da Aurora além de lançar outros inéditos.
 Godzilla 1954 1/144 - Polar Lights
 Wolverine 1/8 - Polar Lights - 2013
Kiss - (Destroyer Álbum -1976)  1/10- Polar Lights - 2010

Na década de 1990, a família de Joseph Giammarino anunciou o retorno da Aurora Plastics Corporation como fabricante de kits de hobby sob o nome LAPCO, ou Lost Aurora Plastics Corporation, com uma linha de produtos para incluir reedições de kits antigos com engenharia reversa. Nada disso veio. Novamente em 2007, a família de Giammarino anunciou o retorno do Aurora, com suas primeiras ofertas declaradas para incluir aeronaves e kits de figuras de sua linha original dos anos 1960.

Mais recentemente, seu site listava os produtos a serem disponibilizados em maio-junho de 2012, mas até novembro de 2018, nenhum foi disponibilizado para pedido, e desde então o site parece não ter sido mais atualizado.